Por que perder a barriga faz bem à saúde

  • November 11, 2019

Ao longo dos anos, seu tamanho aumentou. Esses quilos ao redor da barriga não são insignificantes: aumentam o risco de diabetes e doenças cardiovasculares,

A gordura da barriga é diferente dos quadris ou coxas. “Todos os estudos epidemiológicos realizados nos últimos quinze anos mostraram que o aumento da circunferência da cintura está correlacionado com o aumento do risco de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, diz o professor Max Lafontan, diretor de pesquisa na Inserm.

Como funciona a gordura abdominal?

Ao contrário da gordura superficial encontrada sob a pele, essa gordura visceral profunda não é inerte. Libera na corrente sanguínea diferentes moléculas (ácidos graxos, hormônios, fatores de crescimento …) que, gradualmente, dificultam o bom funcionamento dos órgãos.

Qual é a síndrome da barriga?

Essas reações em cascata desequilibram o corpo. Pouco a pouco, todos os indicadores ficam vermelhos e formam o que é chamado de “síndrome metabólica” . Diferentes critérios definem essa síndrome:

  • circunferência excessiva da cintura,
  • um exame de sangue mostrando um nível muito alto de triglicerídeos e um aumento na glicemia em jejum,
  • pressão arterial muito alta
  • e um nível de colesterol “bom” (HDL) reduzido.

Uma pessoa com pelo menos três desses sintomas tem um risco maior de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares (ataque cardíaco, derrame, pressão alta …), mas também câncer e doenças hepáticas.

Veja também: Se você está acima do peso, saiba que Cuperine é um suplemento emagrecedor 100% natural que ajuda na perda de peso e redução da gordura abdominal.

Por que a gordura visceral é tóxica?

Essa gordura envia mensagens que interferem no funcionamento dos órgãos. É um equilíbrio inteiro que está quebrado.

  • Ele rompe órgãos essenciais: as células adiposas do abdome armazenam ácidos graxos. “O problema é que essa gordura é drenada pelos vasos sanguíneos que alimentam o fígado”, diz a professora Karine Clément, especialista em obesidade do Instituto de Cardio metabolismo e Nutrição de Pitié-Salpêtrière (Paris). Via corrente sanguínea, os ácidos graxos atingem o fígado. Eles atrapalharão seu funcionamento, mas também, por uma reação em cadeia, a do pâncreas, músculos e coração.
  • Causa inflamação: as células do sistema imunológico se infiltram na gordura abdominal durante o ganho de peso. Em resposta, o corpo desencadeia inflamação. Esse fenômeno também tem conseqüências prejudiciais, já que moléculas tóxicas entram na corrente sanguínea e atingem o fígado. “Esses fatores inflamatórios contribuem para a resistência à insulina, que está associada ao diabetes e doenças cardiovasculares. Essa inflamação também interrompe a biologia celular, o que poderia explicar o aumento do risco de câncer, incluindo câncer de mama após a menopausa “, acrescenta Clément.
  • Ataca o sistema cardiovascular: paralelamente, o equilíbrio do colesterol é alterado: o ruim (LDL) tem precedência sobre o bom (HDL). A gordura se acumula no fígado e nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e esteatose hepática.
  • Promove a resistência à insulina: o fígado secretará mais glicose. O pâncreas responde desencadeando um pico de insulina, um hormônio para regular os níveis de açúcar no sangue. A longo prazo, o corpo não responde mais adequadamente a essa insulina. Ele se torna “resistente”. Um mecanismo que leva ao diabetes tipo 2.

Como sei se minha cintura está com gordura em excesso?

A medição da cintura é feita em pé, em pé e no umbigo. A circunferência da cintura é considerada excessiva quando excede 94 cm para um homem e 80 cm para uma mulher.

Esses números são padrões adaptados à morfologia dos europeus. Algumas pessoas têm um cordão na cintura, mas pouca gordura profunda. Para descobrir, um scanner ou uma ressonância magnética devem ser feitos! Por enquanto, mantemos a cintura, medida com uma simples costureira.

Dicas para combater o estresse, ansiedade e depressão

  • October 24, 2019

O  estresse,  ansiedade  e  depressão  são estados mentais e afetivo-emocional, com sintomas também físicas que nos impedem de desenvolver nossas vidas diárias normalmente. No entanto,  combater o estresse , a ansiedade e até a  depressão pode estar na sua mão, incorporando algumas mudanças simples em suas rotinas.

Recursos eficazes para combater o estresse, que também o ajudarão a combater a ansiedade e a depressão:

1. Respire conscientemente:

Embora seja uma ação vital, nem sempre damos toda a atenção que ela merece. Praticar técnicas de respiração ajudará a combater a ansiedade e o estresse , geralmente causados ​​por respiração rápida e superficial. Simplesmente, respirando fundo e relaxadamente, você notará uma importante melhoria instantaneamente.

2. Relaxe:

Exercícios de relaxamento são muito eficazes no combate ao estresse e à ansiedade . Integrá-los à sua rotina ajudará você a aliviar os sintomas, graças à liberação da tensão muscular acumulada e à calma que ela oferecerá à sua mente, proporcionando um verdadeiro estado de paz e harmonia.

3. Medite:

Numerosos estudos mostram as transformações fisiológicas que a meditação gera no cérebro. Praticar meditação regularmente ajudará a combater a ansiedade, o estresse e a depressão , pois ativa o estado de alerta relaxado, proporcionando maior serenidade e afastando pensamentos e emoções negativas.

4. Transforme seus pensamentos:

É fácil justificar nosso estresse ou emoções negativas, e sempre encontraremos argumentos para isso. Mas, na realidade, é uma abordagem que inconscientemente escolhemos. Se, conscientemente, escolhemos basear nossos pensamentos em como queremos viver, nossa mente muda e começamos a desfrutar de uma nova percepção de nossa realidade.

“Todo ser humano, se proposto, pode ser um escultor de seu próprio cérebro.”
Santiago Ramón y Cajal

5. Aceite:

Às vezes, é difícil para nós aceitar a realidade como ela é; no entanto, mesmo que produza dor, é importante recebê-la à medida que ocorre e encará-la como parte de nosso processo de constante crescimento interno. Economizar energia, aceitando a realidade que é o Agora, ajudará você a seguir em frente e encontrar a felicidade e a harmonia que procura.

Hoje já existem vários produtos naturais para combater a ansiedade e o captril funciona muito bem para combater a ansiedade, estresse e depressão, ele é um produto natural e sem efeitos colaterais.

6. Saia da sua “zona de conforto”:

Mudar nossos hábitos pode ser difícil. No entanto, é a única maneira de realmente sair da “zona de impasse” em que você se encontra. Pegue um documento e faça um plano: escreva todas as coisas que deseja alterar, encontre soluções para realizá-las e anote todas as coisas positivas que seriam oferecidas para atingir esses objetivos. Verifique diariamente e verifique o progresso em seus desafios.

7. Dê a si mesmo momentos, você ganhará tempo:

É importante encontrar um lugar, mesmo que apenas 30 minutos, em nossas agendas lotadas para realizar alguma atividade que realmente o faça se sentir bem: caminhar, ler, praticar esportes, escrever … Esse tempo o ajudará a sair das rotinas da sua mente e me sinto muito melhor. Paradoxalmente, você estará ganhando tempo extra, pois o ajudará a ser mais eficiente em suas atividades diárias, reduzindo assim a percepção de “falta de tempo” que leva ao estresse e à ansiedade.

8. Mova:

Encontre uma atividade física que você goste e incorpore-a à sua agenda pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Está cientificamente comprovado que o exercício, além de aumentar sua auto-estima e ajudá-lo a se desconectar de suas preocupações, produz efeitos fisiológicos que ajudam a combater o estresse, a ansiedade e a depressão . Uma opção muito eficaz é o Yoga, pois além de ser uma atividade física, também traz benefícios mentais e emocionais, como alívio do estresse, redução da ansiedade e um maior senso de serenidade e calma interior.

9. Descanse e durma:

Dormir bem é essencial para combater o estresse, depressão e ansiedade ; no entanto, a insônia é um dos sintomas mais frequentes desses distúrbios. Todas essas dicas ajudarão você a ter um descanso melhor, mas é essencial tomá-lo como prioridade e evitar “roubar horas de sono”. Enquanto dormimos, nosso organismo desempenha muitas funções que não pode desempenhar nos períodos de atividade, fundamentais para enfrentar o dia cheio de energia, que além de nos ajudar a ser mais produtivos durante o dia, também afetam nosso humor.

10. Cuide da sua dieta:

Uma dieta equilibrada ajuda a combater a depressão , ajudando também a aliviar o estresse e a ansiedade . Aumentar o consumo de alimentos ricos em serotonina, um hormônio fundamental para regular o humor, favorecerá uma maior sensação de bem-estar.

11. Não se isole:

Muitas vezes tendemos a nos isolar quando nos sentimos mal, mas isso não apenas não nos ajuda a combater a ansiedade, o estresse e a depressão , como piora. Tente passar um tempo com seus entes queridos, porque, além de trazer mais serenidade, você também ganhará segurança, auto-estima e felicidade.

12. Seja paciente:

E o mais importante: lembre-se de que, embora algumas dessas dicas tenham efeitos imediatos, combatam o estresse e a ansiedade e, acima de tudo, a depressão é um processo no qual cada pessoa exige seu tempo. Seja paciente com você, não se apresse e, acima de tudo, não desista, você está na estrada.

Você já descobriu nosso Curso Digital de Meditação Essencial? Ele contém tudo o que você precisa, é fácil e definitivo e foi projetado para se adaptar ao seu estilo de vida: em apenas 7 semanas, você incorporará solidamente a meditação à sua rotina diária e poderá aproveitar todos os benefícios ao longo da vida. Você o recebe em sua casa e tem apoio para solucionar as dúvidas que surgirem.

Principais cuidados depois do clareamento dental

  • June 29, 2019

Para quem não sabe, o clareamento dental é um dos procedimentos de saúde bucal mais procurados dos últimos tempos, tendo apresentado um crescimento de 30% no último ano no Brasil.

Isso não acontece à toa, afinal, que é que não quer ter um sorriso mais branco e muito mais bonito, não é mesmo?!

Além disso, com o passar dos anos, a realização do procedimento foi ficando cada vez mais acessível, o que possibilita que um número cada vez maior de pessoas faça.

No entanto, o que a maioria das pessoas não sabem é que depois de realizar o procedimento é preciso ter alguns cuidados para que os efeitos do clareamento possam ser mais duradouros.

Então, vamos saber quais são esses cuidados:

  • Alimentação

Depois de fazer o seu procedimento de clareamento com o dentista, é preciso cuidas para não ingerir alimentos que tenham uma alta taxa de acidez.

Isso porque já pode haver um aumento da sensibilidade nos dentes e as frutas cítricas podem agravar o quadro.

Além disso, alimentos coloridos também devem ser evitados, tais como beterraba, cenoura, vinho tinto, chá preto, café, chocolate e tudo mais que tiver corantes artificiais, especialmente os vermelhos ou laranjas.

Sucos ácidos e também refrigerantes, bem como alimentos pigmentados também devem ser evitados a fim de evitar aumento da sensibilidade ou manchas.

Mas estes cuidados são necessários apenas para tratamentos químicos, se você usar algum produto com clareamento mecânico como o excelente The Miracle White, estes cuidados não são necessários.

  • Higiene

Depois do procedimento é essencial seguir a recomendação do dentista a respeito dos cuidados de higiene bucal, bem como sobre os produtos que devem ser utilizados.

Mais do que isso, é importante evitar realizar a escovação dos dentes por até 30 minutos depois de comer algo ácido ou com pigmento, a fim de evitar um processo chamado de erosão dentária. Se esperar esse tempo, o pH da boca já vai ter se neutralizado naturalmente.

  • Mudanças de hábitos

Como você sabe, o dente vai amarelando com o passar do tempo por que é constantemente exposto a substâncias que causam manchas e o fazem ficar escuro.

Portanto, depois de fazer o seu clareamento dental, nada melhor do que mudar os seus hábitos, para evitar que eles voltem a ficar amarelados novamente.

Alguns hábitos que podem mudar são: consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, uso de batom de cor forte e outros.

Pronto agora você já sabe um pouco mais sobre os principais cuidados ao realizar um clareamento dental.

Melhores livros atuais

  • May 28, 2019

Ler é um prazer e uma grande paixão para muitos. No entanto, nem sempre é fácil escolher qual será o próximo título que será devorado por nossas mentes curiosas, não é mesmo?!

Por isso, nada melhor do que ler o resumo de livros para entender melhor cada um deles e poder escolher qual será o próximo da vez.

Então, veja a seguir a lista com os melhores livros atuais e escolha já o seu:

O conto de Aia – Margaret Atwood

Embora sua publicação original tenha ocorrido em 1985, esse livro voltou a chamar atenção recentemente, sendo um dos mais vendidos em muitos países.

Tudo isso se deve à criação de uma série de mesmo nome na qual a autora contribuiu na produção em 2017. Desde então a história de um estado totalitário e teocrático, baseado na opressão e violência nunca mais saíram da lista dos mais vendidos.

Na minha pele – Lazaro Ramos

O ator Lazaro Ramos é conhecido por seus papeis em filmes e novelas, mas agora criou seu próprio livro, que traz sua realidade como ativista contra o racismo e outros preconceitos tão comuns no nosso país.

Com isso, a obra estimula a reflexão sobre diversos temas, tais com empoderamento negro, violência, preconceito racial e autoaceitação. Além disso, embora não seja uma autobiografia, o autor usa muitas experiencias próprias.

A sutil arte de ligar o F*oda-se – Mark Manson

Com uma linguagem envolvente e afiada, o autor traz críticas e reflexões criativas, provocativas e muito bem-humoradas sobre a forma como encaramos a vida, tentando se opor a cultura que prega o otimismo sempre.

Com ele, é possível entender que as coisas simplesmente podem dar errado e não tem nada demais nisso. Ninguém deve sofrer por não alcançar sonhos inatingíveis e sempre aprender com os erros.

O milagre da manhã – Hal Elrod

Esse livro busca explicar como a qualidade de vida de uma pessoa pode mudar se acordar cedo e desenvolver suas atividades antes das 8h da manhã.

Segundo o autor, diversos âmbitos da vida pessoal, profissional, financeira, amorosa e espiritual podem ser alcançados seguindo algumas dicas simples, como fazer uso do horário matinal.

Do mil ao milhão – Thiago Nigro

Essa obra ajuda quem quer alcançar sua independência financeira e é do autor já conhecido por seu canal no YouTube, chamado o Primo Rico. Aqui você terá diversas dicas de como investir de uma forma rentável e eficiente.

Para saber mais, veja o vídeo abaixo:

Qual a melhor cinta pós-parto?

  • March 15, 2019

Embora ainda não seja uma prática muito comum, a verdade é que muitas listas de enxoval atualmente já incluem uma cinta pós-parto. No entanto, antes de pedir ou comprar uma, é importante saber qual a melhor cinta pós-parto do mercado hoje.

O fato é que mesmo que você não encontre esse item numa lista de enxoval, certamente você ter uma amiga ou conhece alguém que já usou uma cinta pós-parto!

No entanto, a gestação é, com certeza, um período de muitos questionamentos, o que faz com que muitas mulheres se perguntem, se precisa mesmo usar a cinta ou qual a melhor cinta pós-parto.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre qual a melhor cinta pós-parto, continue lendo e entenda um pouco melhor as opções. Vamos lá?!

Como funciona a cinta pós-parto?

A primeira coisa que precisa ser dita é que a cinta para pós-parto é recomendada comumente pelos obstetras. No entanto, ela não tem nada a ver com recomendações médicas e com colocar o “útero no lugar”, como muitos dizem por aí.

Ela também não serve para o corpo “voltar para o lugar mais rápido” ou para “a barriga desinchar mais de pressa”. Nada disso

A grande verdade é que a principal função da sinta é aumentar o conforto da mulher depois do parto.

É muito simples de entender! Imagine que a mulher passou 9 meses com um bebê na barriga, sendo que os últimos meses ela tinha uma barriga enorme.

Então, de uma hora para a outra, o barrigão simplesmente sumiu e seus órgãos internos se encontram meio “soltos”, dentro da cavidade abdominal.

Claro que aos poucos eles vão voltando aos seus devidos lugares e tudo volta a ser como era, o que não tem a ver com emagrecer, viu?! No entanto, no período logo depois do parto, é muito normal sentir um desconforto grande e o uso da conta ajuda a minimizar isso!

Isso tudo sem falar nos casos de cesariana, nos quais o uso da cinta ajuda muito a dar mais segurança para que a mulher possa se movimentar, levantar, tossir e etc.

Isso porque tanto os movimentos bruscos quanto os do dia a dia mesmo podem causar medo nas mamães que estão cheias de pontinhos na barriga. Isso é normal.

Justamente por isso que o uso da cinta pós-parto é tão benéfico e pode ser tão vantajoso.

Dito isso, vamos conhecer qual a melhor cinta pós-parto que existe atualmente.

Afinal, qual a melhor cinta pós-parto?

Como você deve imaginar, o que não faltam são opções de cintas pós-parto no mercado atualmente. o fato é que não existe uma melhor, visto que vai depender muito de como cada mulher se adapta e quais suas preferências.

Justamente por isso, o mais importante de tudo é conhecer os modelos disponíveis, para que seja possível entender as possibilidades e escolhe qual a melhor cinta pós-parto para você e suas necessidades.

Então, vamos conhecer os modelos mais comuns:

  • Cinta pós-parto sem abertura e modeladora

Esse é um modelo que começa abaixo dos seios e vai até o joelho, causando uma leve compressão. Ela é feita normalmente em microfibra e elastano e é como se fosse uma bermuda, mas com a cintura bem alta.

Esse não é um modelo muito indicado, pois, como não possui abertura, pode acabar dando bastante trabalho para colocar e tirar a cada vez que você for no banheiro, por exemplo.

Além disso, por ter pernas mais longas, pode não ficar bem com qualquer roupa que você escolher.

  • Cinta pós-parto com abertura

Algumas cintas são excelentes pois possuem abertura na vagina, para facilitar as idas ao banheiro, por exemplo, e ainda possuem abertura na barriga, o que facilita na hora de vestir e tirar a cinta.

Além disso, existem modelos “sem pernas” que ficam bem com qualquer tipo de roupa que você decida usar.

Existem também os modelos que possuem cintura alta e perninhas, mas também têm uma abertura na vagina. A escolha é toda sua!

  • Calcinhas pós-parto

Embora são sejam as mais indicadas para logo depois do parto, existem calcinhas de cós alto, com compressão moderada, que podem ser utilizadas para os meses seguintes ao parto.

O mais importante é que a calcinha tenha uma cintura alta e que a parte da gente seja mais reforçada, para ajudar na sustentação.

Por fim, vale lembra que para escolher qual a melhor cinta pós-parto, ela não deve apertar você, nem causar desconforto. Muito pelo contrário, ela serve é para deixar você mais confortável no pós-parto.

Além disso, a dica na hora e escolher é sempre comprar o tamanho que você usava antes de engravidar. Assim, ela ficará mais justa nos primeiros dias, mas depois vai se adequando.

Além disso, o mais importante de tudo é sempre optar por modelos que você seja capaz de vestir e de tirar sozinha, pois nem sempre você vai ter alguém para ajudar. Pronto, agora você já conhece as diferenças entre as opções do mercado e já pode escolher qual a melhor cinta pós-parto. Aproveite essas dicas e boa hora!

Cuidados com a cinta pós parto